21.9.08

!




Nenhum ato humano é uma imitação completa e exata, cópia fiel, reprodução precisa de um modelo ou papel redigido de antemão. Em todo ato, os modelos são, mais uma vez, reproduzidos em formas nunca totalmente idênticas. Todo ato é, até certo ponto, uma permutação original, uma versão única do modelo. Os modelos não existem de nenhum outro modo, a não ser no processo de contínua e inescapável transformação.

Pois bem. Volto a esse mal-estar da pós-modernidade: o efeito-estafa. Quem acompanha o trajeto kafkiano deste lugar, sabe muito bem que sou filha única do Samsa: trago comigo os pormenores de ser metamorfosis contínua.


Após um longo processo de mudança, adaptação e descoberta, retorno com mais uma fase dessa permuta de casca, aqui. Sabem como é...toda vez que a estafa chega, é necessário.

8 comentários:

Clareana Arôxa disse...

Um dia, você sabe, eu criei uma largata. No come;co foi estranho, aquele mundo não pertencia a mim. Eu estava naquela espera ansiosa pela borboleta e suas asas deslumbrantes - você também sabe que meu sonho é ter asas, voar por aí. Mas, por ironia do "destino", a largata estava em plena metamorfose. Ela se adentrava no meio das folhas e fabricava o eu prórprio casulo. Ver aquilo, pra mim e para o meu estado de espírito da época, era algo desesperador: a largata se afundava nela mesma, criava uma espécie de prisão. Desesperada, tentava eu inocentemente libertá-la, talvez por achar que sabia demais, por avistar um futuro lindo, um borboletear. Não consegui compreender que aquele ser - kafkiano ou não - precisava de metamorfoses, de indas e vindas, precisava se descobrir aos poucos, sentir cada desabrochar de uma futura asa.
E no fim das contas, ela se foi e eu fiquei com a minha certeza: o importante é ser, ser, ser.
Você é.
Efeito pós-modernidade, dias ruins e domingos estafantes.. nada, nada é capaz de destruir o que você é,porque é justamente nessas horas intensas e de linhas tênues entre desespero e vida que você se levanta de não-se-sabe-onde e renova, renasce de uma tarde de outono do teu mundo. Efeito, permuta, transformação, crescimento.. substantivar a fase, nova ou futura, é perder tempo. Agora, nesse segundo, o que importa é que você está voltando.
Seja muito bem vinda.

* Eu tou muito orgulhosa de você.
Muito.

Unknown disse...

quando a estafa chega.

Anônimo disse...

gostei, kamiquase.

Luísa Ferreira disse...

tem saudade que dói e saudade que é doce. o que determina isso em geral tá dentro da gente, e não no objeto da saudade, né? daí que esse aspecto não é nada constante. o que fazer dessa saudade talvez seja a única coisa que a gente pode decidir... sei não.

como tu me achou?
gostei daqui. vou visitar sempre.
e daqui a pouco eu reapareço por lá... tou em permanente conflito com meu eu-virtual ;P

beijo!

Nathália. disse...

que invasão que nada ;)
Gostei muito desse teu texto aí debaixo. esses tais olhos marinhos, nos dias em que a gente carrega a tristeza do mundo todinho no colo, me denunciam pra qualquer um que expresse dois dedinhos de compreensão.
É só sentir cheiro de jeito amigo e pronto..a água rola.

beeijo!

Duda Martins disse...

OBA! MAIS UMA PRA FALAR BESTEIRA!

EXCELENTE INICIATIVA. TU ESCREVE MUITO BEM.

Samarone Lima disse...

Oi, vim te ver.
Um beijo,
samarone

Nathália. disse...

Eu tava ouvindo uma música de vanessa da mata que me lembrou muito isso dos teus olhos te entregarem. Chama Ilegais. Depois dá uma escurada. Ela já é meu mais novo [e efêmero] vício. hahaha

assim que der te adiciono lá nos favoritos..e posta mais aqui.
adoro blogs dos outros.
hahahaha
beijo!